domingo, 15 de junho de 2014

Decibéis do Silêncio

Na semana que passou,compareci ao lançamento do livro de uma amiga, cheguei em tal recinto, me dirigi à mesa, adquiri meu exemplar, devidamente autografado, com dedicatória personalizada, abracei a escritora, bati foto, fui embora, questão de minutos, mas que foram o bastante para perceber um mundo novo, um universo paralelo que se abria diante dos meus olhos.
O motivo de tal percepção, foi algo que fez um barulho enorme, me ensurdeceu, parece piada de minha parte, mas o silêncio preservado, instituído naturalmente naquele ambiente, foi capaz de capturar minha atenção. Sempre acostumado com lugares onde os decibéis são elevados, seja no trabalho, seja no bar, era linda aquela cena, todos concentrados na obra proposta, no máximo comentando aos cochichos, e sorrisos, nossa, esses emanavam de todas as partes.
Mas pra variar, uma curiosidade me deu a mão, e me fez companhia no retorno ao meu lar. O impacto do silêncio em nossa vida?
Somos acostumados desde pequenos, à sempre ter um posicionamento, uma opinião formada, jamais nos calar, estar em constante debate com todos ao nosso redor, mas vai chegar uma hora ao qual, não temos escolhas, nossas palavras não chegam à tona, morrem antes de chegar na superfície,então nos calamos.
Calar-se por respeito, ficar quieto, para que prestem atenção no que provocou tal silêncio, os motivos são muitos, mas o impacto que tal gesto provoca,é algo enorme,causa a indiferença, apatia, frieza.
Então, o grande lance disso, talvez seja mesmo, algo que dificilmente aprendemos, o ato de ponderar, de saber exatamente como nossas palavras colocadas na construção de uma frase confortam, ou causam destruição para quem está ouvindo, lhes confesso, não é nada fácil, o ser humano na sua excelência, é muito preguiçoso para ficar pensando, somos na maior parte do tempo, impulsivos, às vezes nosso dom, em outras oportunidades o maior defeito.
Então, de agora em diante, que comece à usar mais vezes desse artifício, e que eu tenha aprendido de uma vez por todas, nem só de palavras ditas, se dizem as mais belas frases, ou se respondem as mais intensas e complexas perguntas...

Nota do editor:
O livro ao qual me referi no começo do texto,é "Por Onde Andei" de Caroline Ferri.



2 comentários:

  1. "nem só de palavras ditas, se dizem as mais belas frases, ou se respondem as mais intensas e complexas perguntas..."
    Da série: coisas que a gente tem que levar pra vida.

    ResponderExcluir
  2. Band!! Mais uma vez: parabéns pelo texto!! Eu adorei que tu fez menção ao meu livro.. Deveria ter me avisado sobre o post :DDD Muito bom!! Parabéns :)
    Se me permite, vou deixar o link do meu livro:
    http://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=181&osCsid=7f98abd53a6a853feb01f9fec565ca4c

    ResponderExcluir