domingo, 2 de setembro de 2012

Mário Bortolotto - Os que vão viver tu sacaneia


         Mário Bortolotto - Os que vão viver tu sacaneia
Deus me fez propenso
a admirirar o inusitado
a ser prevenido e arriscado

Deus é o culpado
Ele não quer ver minha cara feia no céu
Ele não quer minha urina doce
nos para-choques celestiais
por isso me calçou com velhos bambas
me amamentou com livros
e me fez andar por banheiros infectos

Foi ele quem me fez ver Tom e Jerry
estou detestando filmes de animação
nao estou achando mais nada engraçado
e meu mau humor é responsabilidade dele
Comprei um gorro inglês e tentei angariar simpatias
fiquei chapa da moçadinha
e fui cordial com as velhinhas
andei com os comunistas e
fiz serenatas com grupos de jovens felizes
comi pizzas em rodizios e ri de piadas infames

As velhinhas me detestam
as velhinhas querem ver meu escalpo na ponta de uma baioneta
a moçadinha colocou Butch, o iplacável no meu pé
os comunistas me expulsaram do bar
que lá pelas tantas e pra lá de bêbado
pedi um blues e uma Budweiser

Deus agora deu pra colocar toda a escória atrás de mim
as gentis senhoritas me olham com nojo
Deus, eu não consigo segurar o meu arroto
adotei uma cadela sarnenta
e nem os gatos querem mais papo comigo

Deus, eu estou devolvendo o gorro inglês
tem uma garota em Osasco que não me escreve mais
tem outra que fugiu pra Manhattan
e outra se casou com um escrituário
um escrituário tem mais grana que eu
um escrituário é milionário perto de mim

deus eu só tenho alguns livros beats
e alguns discos de blues
os comunistas detestam blues
os comunistas compraram mais uma kombi
e não deixaram eu entrar nem no porta malas
os comunistas não lêem meus poemas

Deus, o cara mais feio da cidade é meu amigo
ninguém anda com ele
e o cara detesta ficar sozinho

Deus esse cara lê Olavo Bilac em voz alta
e faz performances sob a luz do poste

Deus, eu ando aplaudindo meu unico amigo
Deus, eu acho que eu sou menos que um escrituário
eu tô me sentindo menos que um escrituario
ando falando com uma lata de biscoitos
ando bebendo muito pra achar engraçado o lero com a lata de biscoitos

Deus, os biscoitos são tão apetitosos
eu choro quando penso em comê-los
Deus, eu não sei mais nenhuma oração
mas eu rezo muito
olha, eu vou embora
vou enfircar a estatua do Aleijadinho
vou arquitetar um plano de consequencias terriveis
para os mineiros cantores
só vou livrar a cara dos que já morreram
só bêbado tem saco pra ler oque escrevo

Deus, eu procurei uma clínica psiquiátrica
e minha irmão estava na recepção
me sorrindo e pedindo dados pessoais

Deus eu preciso me desintoxicar
eu toco a campainha e ela nunca atende
eu vou na casa dela e ela deixa um bilhete com a mãe
as garçontes não anotam meu pedido
os mendingos não pedem esmola
até a acne está ameaçamdo me abandonar
Deus, você sabe como fazer as coisas
fique com o gorro inglês
eu vou pra casa
vou arranhar a parede
e bolar uma estratégia de fuga
Vou sacanear o anjo da guarda que me deixou na mão
Deus, eu quero meu anjo de volta
o cara que come hot-dogs tem um anjo
o cara do banco que nunca leu Bukowsky tem um anjo
o escrituário tem um anjo
ate Bukowsky se bobear tinha um anjo
só eu não
eu exijo meu annjo de volta
eu não fiz propostar indecorosas para ele
como andam espalhando por aí
eu não seria capaz
eu ando me arrastando atras de mulheres
eu acho Marion Zimmer Bradley o máximo se elas quiserem
Deus, eu sou capaz de coisas vergonhosas por uma boca feminina
Devolve meu anjo, porra
Deus eu acho que sou feliz e não sei mas e aí?
quem é que quer esse bando feliz no calcanhar?
essa gosma saudavel?

Deus, eu cansei de ser gentil
de exalar lugar comum
pra uma platéia feliz
Deus, o baú ta vazio
venderam meu tumúlo pro caixa do banco
quem é que quer um tumúlo?
estou destilando arrogância e tò respirando
você tá sorrindo sacana
acho que entendi o recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário