sábado, 1 de setembro de 2012

O melhor.


Reservarei esse espaço de hoje, não para falar sobre "um" amigo e sim, "o" amigo. Aquele único, aquele foda, aquele que tu enche a caixa torácica para dizer: esse é meu xirú veio.
Não dá para fugir dele. Todo mundo tem pelo menos 1 ou 2 desses. Ele é aquele que chega completando o copo de trago numa finaleira de noite num bar furréco no fim de semana. É aquele que quando tu estás sem crivo e um puta pila no bolso, chega com alguns centavos para comprar avulso numa lancheria qualquer. É aquele que quando ganha alguma coisa de ti – desde uma partida de vídeo-game, até a uma de bisca - tira com a tua cara sem parar, quase tendo um enfarto de tanto rir. É aquele que mesmo longe, mantém a sintonia intacta, afinal, amizade forte é aquela que mesmo depois de um tempo sem se ver, quando estão juntos parece que apertam um "play" e aquele silêncio constrangedor e desespero por não saber o que perguntar não existe, pois parte do ponto em que "pausaram". O melhor é aquele que mesmo tu quebrando o Código dos Manos* tu tem uma segunda chance, ou uma terceira, ou uma quarta... Porque erros todos cometem, e em uma amizade forte, por incrível que pareça, existem mais erros do que em uma amizade normal. Dizem que os amigos são a família que tu pode escolher, eu digo que o melhor amigo é toda a família reunida em uma só pessoa. Sendo o pai quando merece levar um puxão de orelha, a mãe quando precisa passar a mão na cabeça e o irmão naquela implicância saudável e típica de brothers. É aquele que nas férias, te faz ser um turista em casa. Melhor amigo é o teu namoro, tua família, teu porto seguro, tuas qualidades e teus defeitos coexistindo em um só. Melhor amigo na verdade é a parte que falta em ti, e por isso é eterno, porque quem em sã consciência gostaria de viver sua existência inteira, incompleto? Pois é, posso não ser um expert em namoro, e disso eu me orgulho rs, o melhor membro da família, nem empilhar muitas conquistas nesses anos de estrada, mas me sinto especialmente grato e especial por conhecer esse tipo de amizade. De encher o pulmão de ar, o copo de cerveja e os olhos de lágrimas para dizer: Eu tenho o(a) melhor.

*Código dos Manos (The Bro Code): no seriado How I Met Your Mother, é um livro criado pelo personagem Barney Stinson com diversos artigos definindo a honra e a moralidade dos manos (melhores amigos). Alguns quando quebrados, tem conseqüências bastante severas. Alguns exemplos: Manos antes de mulheres. Na existência de uma briga entre garotas, chamar imediatamente seu mano para assistir. Nunca dormir com a ex de seu mano. Etc, etc e tal.

Por Vinícius Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário