quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pecadores modernos



O maior pecador entre os pecadores é sem duvidas aquele que jura de pés juntos não cometer mais pecados. Da mesma forma isso se vale para outras cositas mas desta nossa louca vida monótona. Sem duvidas, afirmar –“Eu não minto.” É uma mentira furada contada por muitos de nós para conseguirmoso que todo o bom homem que se preze busca em um papo informal com qualquer garota! Ou qualquer outro objetivo que almejamos e que ira depender diretamente do ponto de vista de outrem para conosco.
 Assim sendo, toda a autoafirmação exacerbada, concisa e reiterada tem no fundo um tanto de negação. Divagava eu num momento a sós comigo mesmo, (onde todo o fracote faz força e todo o valente, bem, você sabe..) sobre preconceito, (sim, o toalete é um ótimo para por as ideias no lugar e pensar sobre assuntos diversos!) Ah, antes que o texto se prolongue, já vou avisando que o tema não se manterá constante, mas farei de tudo para que você leitor não perca o fio da meada.
De qualquer forma, não importa onde estava eu enquanto pensava sobre o preconceito, e sobre o quanto preconceituosos somos (ou dizemos que não somos!) Pois afinal de contas, sim, no meio de toda essa galera jovem, auto astral, mente aberta, de classe média alta, super atualizada e antenada aos conceitos deste admirável mundo novo, uma das afirmações convictas que mais ouvimos é sem duvida: -“Ohh eu sou completamente contra qualquer tipo de preconceito, não suporto injustiças ou intolerâncias culturais.” Tudo muito lindo e maravilhoso, da mesma forma linda, maravilhosa e serena como a vida é no cotidiano estudantil da novela malhação! Lol
Bonito é ver essa galerinha fashion, bonita e super atualizada na rua. Não sei se você possui o hábito de observar os outros, mas eu tenho isso como compulsão. Simplesmente não consigo controlar, estou sempre a analisar comportamentos e atitudes alheias, afinal de contas somos todos doentes, mas só percebemos que somos de fato nos pequenos detalhes, e observando gente você consegue classifica-las por grupos de mais e menos loucas.
Sim, de qualquer forma é engraçado e irônico ver esse pessoal que tenta viver uma vida de novela da Globo na vida real; saca só, voltava eu numa quinta feira qualquer dessas de uma aula da faculdade, eram dez e meia da noite, quinta feira calorosa, ônibus cheio de gente, grande maioria de passageiros eram estudantes. Classe média alta, da mesma universidade particular em que eu estudo, quase todos “descolados e mente aberta”.
E lá estava eu estava sentado no meu canto em meio a pessoas que trocavam planos do tipo de em que festa de gente descolada poderiam ir no fim de semana,  esperando minha parada ficar menos longe para eu saltar logo dali e caminhar um pouco, puto dos cornos por aqueles motivos bestas que ocorrem no dia-a-dia de qualquer um de nós.
Eis que certo ponto do trajeto entra um velho no busão. Por favor, não me chamem aqui de mal educado ou insensível, idosos pra mim são aqueles velhos chiques que rodam por aí com seus carros automáticos, vovôs simpáticos e simples eu chamo de velhos mesmo justamente por serem seres de mais idade sem frescura. Velho joga carta na bodega, bebe liso de vinho em copo de zéca e fuma crivo avulso, enquanto idoso joga xadrez num clube chique bebendo whisky tão velho quanto ele e pitando charutos (que mais parecem trolhas).
 Enfim, o velho entrou no ônibus, procurando por algum lugar em que pudesse acomodar suas velhas nádegas; a parte reservada a idosos estava lotada então ele passou a catraca e veio vindo. E é nessa altura do campeonato que você pensa: -“ah, mas em um ônibus cheio de estudantes universitários alguém cedeu seu lugar para aquele pobre senhor.” Sim, quando ele chegou perto de mim eu levantei e pedi se ele queria se sentar, ele agradeceu e aproveitou.
 E agora tu me fala: -“ah grande coisa.” Sim não é grande coisa eu sei, e eu não pretendo me gabar nem muito menos ganhar o reino dos céus por ter dado lugar pro velho. Mas pô, eu estava sentado beeem lá no fundão, ele veio caminhando lá da frente até o fundão tentando olhar na cara daquelas pessoas procurando que alguém cedesse o lugar para ele, mas os cagalhões todos viravam o rosto para não ter que encarar a sua própria falta de caráter.
E quase diariamente eu vejo esses mesmos cagalhões falando o de como eles são super mente aberta e contra injustiças sociais ou intolerâncias. Irônico né?! Não vou nem tocar nas outras “boas ações” que eu me meto a fazer por vergonha de ver certas coisas.
E posso garantir que se tem algum desses jovens modernosos, mente aberta que vivem super antenados aos problemas do mundo lendo isso, ah sem duvidas essa pessoa ficou imaginando o quão mal educado e insensível eu possa ser por ter chamado idoso de velho alguns parágrafos acima. Me desculpe honorável cidadão se te sentiste tocado de forma inconveniente lendo qualquer parte deste amontoado de palavras, as vezes sou meio rude, mas juro que é sem querer.
Entenda que a maldade está nos olhos de quem vê. Por isso aconselho que antes de afirmar ser, viva reiteradamente de forma a desenvolver estes hábitos que almeja desenvolver (pois como já citei anteriormente: -quem afirma ser algo de forma demasiada incisiva e reiterada, no fundo tenta maquiar uma profunda negação), para que desta forma te tornes de fato oque pretende afirmar que és sendo de verdade, e não apenas gritando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário